Freios ABS e air-bags são elementos de segurança de eficiência comprovada e têm salvo milhares de vida todos os anos. Mas, se o acidente é grave demais, a estrutura inteira do veículo deve funcionar como uma proteção.
Aço nos automóveis
É por isso que, além do design das diversas peças e da colocação precisamente estudada dos componentes mais pesados, os engenheiros estão trabalhando nos próprios materiais com que os carros são feitos, principalmente o aço.
Quando acontece uma colisão, os componentes feitos de aço devem combinar duas características diferentes: eles devem ser elásticos, com uma flexibilidade capaz de absorver a maior parte da energia do impacto e, ao mesmo tempo, terem uma estabilidade de formato suficiente para proteger os passageiros.
Aço inteligente
Agora, engenheiros do Instituto Max Planck e do Instituto do Aço da Alemanha, desenvolveram um novo tipo de aço que junta essas duas características com perfeição. Batizado de TWIP (Twinning Induced PLasticity – plasticidade induzida por macla), o novo aço se deforma até determinado ponto, mantendo uma espécie de “reserva” de firmeza para manutenção do formato original.
Cada parte do aço se deforma até um certo ponto, passando então a apresentar firmeza e passando a energia restante do impacto para as partes ao seu redor, que então começam a se deformar.
Com isto, a energia se distribui por toda a superfície, absorvendo o momento de forma mais eficiente e protegendo os passageiros.
Os pesquisadores afirmaram que pára-choques e portas deverão ser as primeiras partes dos carros a se beneficiarem do novo aço, justamente as mais vulneráveis no caso de impactos.
fonte: R7
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