Freios ABS e air-bags são elementos de segurança de eficiência comprovada e têm salvo milhares de vida todos os anos. Mas, se o acidente é grave demais, a estrutura inteira do veículo deve funcionar como uma proteção.
Aço nos automóveis
É por isso que, além do design das diversas peças e da colocação precisamente estudada dos componentes mais pesados, os engenheiros estão trabalhando nos próprios materiais com que os carros são feitos, principalmente o aço.
Quando acontece uma colisão, os componentes feitos de aço devem combinar duas características diferentes: eles devem ser elásticos, com uma flexibilidade capaz de absorver a maior parte da energia do impacto e, ao mesmo tempo, terem uma estabilidade de formato suficiente para proteger os passageiros.
Aço inteligente
Agora, engenheiros do Instituto Max Planck e do Instituto do Aço da Alemanha, desenvolveram um novo tipo de aço que junta essas duas características com perfeição. Batizado de TWIP (Twinning Induced PLasticity – plasticidade induzida por macla), o novo aço se deforma até determinado ponto, mantendo uma espécie de “reserva” de firmeza para manutenção do formato original.Cada parte do aço se deforma até um certo ponto, passando então a apresentar firmeza e passando a energia restante do impacto para as partes ao seu redor, que então começam a se deformar.
Com isto, a energia se distribui por toda a superfície, absorvendo o momento de forma mais eficiente e protegendo os passageiros.
Os pesquisadores afirmaram que pára-choques e portas deverão ser as primeiras partes dos carros a se beneficiarem do novo aço, justamente as mais vulneráveis no caso de impactos.
fonte: R7
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