segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Museu do Aço será construído em São Paulo


Um grande projeto cultural será construído em São Paulo. Trata-se do Instituto Cultural e Educacional – Museu do Aço (ICEMA), projeto desenvolvido pelo FGMF Arquitetos. O complexo cultural inclui um teatro para 500 pessoas, espaço de exposições temporárias, salas de capacitação profissional e o Museu do Aço.


A edificação será implantada em um terreno em via movimentada, ao lado de uma estação de metrô. Dentro do Museu, a forma irregular que se vê de fora se transforma em um espaço com dimensões variadas e aberturas eventuais de vidro e tela perfurada.


A passarela que liga a estação de metrô ao outro lado da avenida será modificada com um novo braço que se integra ao Museu, formando uma espécie de túnel suspenso de entrada. Na outra extremidade, a passarela faz a ligação com o teatro e um local de exposições temporárias.

O revestimento do teatro será em chapas de aço patinável. Já a estrutura que sustenta o Museu receberá uma malha metálica inox que define as fronteiras da praça coberta e a protege da incidência direta do sol, permitindo uma iluminação natural mais controlada. A tela metálica, durante o dia, deixa o grande volume do edifício ligeiramente enevoado. À noite, com recursos de iluminação apropriados, a edificação terá destaque na paisagem urbana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então continue lendo: