sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Programa “Minha Casa Minha Vida” adota o aço nas estruturas

Cachoeira do Itapemirim, no interior do estado do Espírito Santo, em breve terá 496 apartamentos novos para quem ganha de zero a três salários mínimos.
 O conjunto habitacional do projeto Minha Casa, Minha Vida está sendo erguido desde maio com a utilização de estruturas metálicas. As 620 toneladas de estruturas metálicas da obra estão sendo produzidas pela Usiminas.

Continue vendo:
Clike abaixo em "mais informações"


A siderúrgica também fornecerá perfis de drywall e deck metálico. De acordo com o diretor executivo de vendas da Usiminas, Ascanio Merrighi, é a primeira vez que o Minha Casa, Minha Vida viabiliza uma obra totalmente industrializada em aço nesta faixa salarial, o que propicia menores prazos de execução e custos mais competitivos.

No final do ano passado, também dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, a Usiminas assinou contrato com Metro Arquitetura no valor de R$ 3 milhões para o fornecimento de estruturas de aço para a construção de 128 apartamentos no Rio de Janeiro. Cada unidade habitacional com 50 m² é destinada às famílias com renda de três a seis salários mínimos.



Os apartamentos padronizados adotam o aço como produto porque permite projetos estruturais modernos e arrojados. São estruturas de aço constituídas por vigas e pilares tubulares quadrados e retangulares. Além da alta resistência, qualidade e facilidade de soldagem, a utilização das colunas tubulares permite a redução do peso das colunas em aproximadamente 25%.Outra vantagem do uso das colunas está no tempo de execução da obra. A montagem ocorrerá em apenas três meses, com início previsto para o segundo semestre de 2012.

 A Pórtico Construções Metálicas, de Belo Horizonte, fabricará e fará a montagem das estruturas. A velocidade das obras, a viabilidade econômica, a redução de erros, resíduos e de mão de obra no canteiro são as principais vantagens da construção em aço. Todo o empreendimento – da fundação ao acabamento final do prédio – leva metade do tempo se comparado a uma obra feita com estrutura de concreto.

Desde 1999 a Usiminas desenvolve projetos de habitações de interesse social. Pelo menos 500 prédios e 3 mil casas já foram erguidas com essa tecnologia em todo o Brasil. A construção voltada para a habitação de interesse social obedece a critérios e exigências diferentes dos projetos imobiliários convencionais. Baixo custo e alta produtividade são características indispensáveis para viabilizar um projeto.

Com a utilização do aço na estrutura das habitações, grandes siderúrgicas entraram neste mercado e lançaram sistemas que visam economia e rapidez. Os projetos variam de casas térreas a edifícios de até cinco pavimentos, todos com estruturas principal e de cobertura em aço. O fechamento depende da solução, mas podem ser utilizados painéis prémoldados, blocos de concreto, tijolos cerâmicos furados ou maciços, assentados com argamassa tradicional.

comentarios:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então continue lendo: