segunda-feira, 11 de junho de 2012

Historia do Aço!!

Voce conhece a historia do aço?
Sabe como ele é feito?

Indícios mostram que as tribos nômades nos desertos da Ásia Menor recolhiam o ferro metálico que era encontrado em meteoritos há cerca de 4.500 anos. Também há registros de que este material era encontrado em regiões como a Groenlândia. Porém, acredita-se que o ferro foi descoberto por volta de 6.000 a 4.000 anos a.C., quando pedras de minério estavam protegendo uma fogueira, e devido ao calor, elas derretiam e quebravam, formando pequenas bolas que brilhavam.
Como era um material difícil de obter, além de muito bonito e maleável, o ferro era considerado um metal precioso.



aço inativo em forma de meteorito
O ferro também podia ser encontrado em seu estado nativo, quando circulava pelo espaço e caía naturalmente no planeta Terra, assim como outros meteoritos. Na época, alguns povos acreditavam que o material era uma dádiva dos deuses, pois “caía” do céu.


Depois, o homem descobriu como extrair o ferro do seu minério, tornando seu uso mais freqüente, fazendo com que do primeiro milênio da era cristã em diante o ferro se difundisse por toda a bacia do Mediterrâneo.

A Idade do Ferro, considerada o último estágio tecnológico e cultural da pré-história, começou na Europa e no Oriente Médio por volta de 1200 a.C, e na China, em 600 a.C. Nesta época, armas e utensílios passaram a ser feitos do ferro.

De modo geral existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio. Outro processo utilizado consiste em fundir sucata de ferro em um forno elétrico cuja energia é fornecida por arcos voltaicos (espaço preenchido por gás no meio de dois eletrodos condutivos, que frequentemente são feitos de carbono, gerando uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa).


No almoço de domingo, no caminho para o trabalho ou nas atividades em casa, o aço está sempre presente no nosso cotidiano. Resistente, durável e 100% reciclável, o aço é essencial na produção de residências, veículos, utilidades domésticas e bens de consumo em geral. É tão presente no dia a dia das pessoas que, muitas vezes, torna-se invisível. O Aço Brasil buscou dados atualizados para saber a real participação do aço no carro, geladeira, fogão e construção civil, tanto em peso quanto no valor de vendas dos produtos.


Espero q tenham gostado desta postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então continue lendo: